Os detergentes em casas com crianças!

As preocupações com os detergentes lá de casa, surgiram na minha cabeça, quando comecei a imaginar os miúdos a abrirem as portas das bancadas da cozinha, a tirarem coisas lá de dentro, e a encontrarem rapidamente debaixo do lava loiças, a maioria dos produtos de limpeza lá de casa! Essa preocupação materializou-se à muito pouco tempo, quando começaram efectivamente a fazê-lo. A solução passaria por arranjar como impedir a abertura das portas, ou por não os deixar andar na cozinha sem estar um adulto com 1000 olhos em cima deles! E foi a 2ª que adoptei! Mas mais do que meramente o risco de mexerem nos detergentes, e que tal pensar no risco que o uso dos próprios detergentes poderá trazer?

A Sonasol, marca de referência no sector da limpeza caseira no mercado nacional, sempre atenta à segurança dos seus consumidores, enviou-me um Press Release alertando para a necessidade de se ler atentamente a rotulagem presente nas embalagens do seus produtos. Vários são os símbolos presentes nas embalagens: uns, por obrigatoriedade legal, outros colocados de forma responsável e sustentável, pretendem assim prevenir riscos e acidentes.

A embalagem é indispensável para garantir o transporte, a exposição nas prateleiras e para que a distribuição do produto para o local de utilização possa ser feito de um modo adequado e seguro. Além disso, a embalagem é importante para fornecer ao consumidor informações sobre os produtos, dado que contêm detalhes importantes como dosagem, instruções de utilização e segurança. Também é possível obter informações sobre um produto através da linha de atendimento ao cliente.

Todas as informações importantes sobre como utilizar com segurança os detergentes e, obter os melhores resultados, estão no rótulo. Ao ler e seguir atentamente as instruções fornecidas, os utilizadores podem proteger-se a si e ao ambiente, ao mesmo tempo que obtêm o melhor desempenho dos produtos.

Os detergentes são usados todos os dias nas nossas casas, para limpar os mais variados tipos de materiais e superfícies, assegurando deste modo uma higiene adequada, bem como o nosso bem-estar e saúde fornecendo confiança no produto que está a utilizar. É por isso que, para uma utilização segura dos produtos, deve ser sempre tido em conta o tipo de informação e ícones que podem encontrar no rótulo e o que estes significam:

A maioria do impacto ambiental de produtos de limpeza resulta da água e energia consumidas quando são usados em casa, e é por isso que os produtos que apresentam este selo - Carta para a Limpeza Sustentável - são concebidos para o ajudar a limpar de forma sustentável. Sempre que o produto exiba este selo, significa que a empresa é membro da Carta e que se comprometeu voluntariamente a melhorar continuamente o seu comportamento em termos de sustentabilidade, sendo avaliada por uma entidade independente.

Todos os produtos Sonasol exibem este símbolo, o que significa que a embalagem faz parte de um sistema nacional de recolha selectiva, valorização e reciclagem de embalagens usadas. A Henkel é um dos mais de 10.000 aderentes da Sociedade Ponto Verde e, através do pagamento do ecovalor respectivo, contribui financeiramente para que o ciclo das embalagens não tenha fim. O símbolo ponto verde não significa que uma embalagem é reciclada ou reciclável mas sim que o produto ou marca contribui para garantir a reciclagem das embalagens. São estas receitas que permitem pagar aos municípios o seu trabalho de recolha e manutenção dos ecopontos e a triagem das embalagens.


Este símbolo especialmente importante para quem tem crianças ou animais de estimação, está presente nas embalagens dos blocos sanitários e certifica que as embalagens foram testadas para serem à “prova de crianças”. Sendo invioláveis, previnem acidentes e que as crianças entrem em contacto direto com o produto. Este símbolo pode ser encontrado nas embalagens de todas as referências de Sonasol Poder Activo.


Lá em casa usamos blocos sanitários da Sonasol, mas os duo activo. Mas na próxima visita ao supermercado, vou ter em conta esta nova informação, e vou comprar estes!



Na maioria das embalagens de detergentes, podemos ainda encontrar outros simbolos, sendo os mais comuns os seguintes.

Manter fora do alcance das crianças
Evitar o contacto com os olhos. Em caso de contacto com os olhos, lavar abundantemente com água.
 



Pessoas com pele sensível ou gretada, devem evitar o contacto prolongado com o produto.





Não ingerir. Em caso de ingestão, consultar um médico.

Sem comentários: