Cinema Infantil e Juvenil!

Começa amanhã, e prolonga-se até ao proxima dia 9 de Fevereiro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior, o PLAY – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil de Lisboa. Aquele que será o primeiro festival de cinema português exclusivamente dedicado às crianças e aos jovens, dos 0 aos 13 anos de idade, pretende trazer uma verdadeira semana de festa para os mais novos em torno do cinema e reúne uma série de actividades: a exibição de filmes, debates, workshops, uma minifeira do livro e do filme e encontros com especialistas da área, procurando promover o acesso à cultura e, mais especificamente, o gosto pela 7ª Arte, criando os espetadores do futuro desde o primeiro ano de vida.
A programação do festival pode ser consultada aqui. Ao todo serão exibidos cerca de uma centena de filmes ao longo dos 9 dias do festival num total de 65 sessões compostas por obras oriundas de mais de 20 países. A abrir o certame no dia 1 de Fevereiro, é exibido o filme Alfie o Jovem Lobisomem, de Joram Lürsen, o filme é baseado no primeiro livro de uma série muito popular com mesmo nome, escrita pelo alemão Paul van Loon . O encerramento do festival é protagonizado por As Irmãs Vampiras de Wolfgang Groos. Destaque também para a antestreia em Portugal de O Meu Pé de Laranja Lima, de Marcos Bernstein, a mais recente adaptação do clássico da literatura juvenil de José Mauro de Vasconcelos.
O realizador português João Nicolau irá apresentar uma sessão especial do seu filme Gambozinos. Ainda dentro das actividades paralelas, está programado o ateliê Ruidagem, orientado por Pedro Sabino. Uma plataforma de experimentação do cinema enquanto meio de expressão audiovisual, através da sonorização criativa de um excerto visual de um filme amador burlesco realizado por Luís Filipe Baptista em 1961 - dirigido às crianças dos 8 aos 13 anos de idade. Haverá espaço ainda para uma conversa informal sobre a adaptação de livros ao cinema com a participação de Afonso Cruz, David Machado, entre outros.
 
O Festival Play estabeleceu uma parceria com o FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, pelo que contará com selecção de sete filmes brasileiros, produzidos nos últimos três anos e exibidos no FICI, uma longa-metragem e seis curtas. A exibição destes filmes pretende aproximar culturas, sublinhando a grande vantagem de uma língua comum, expondo os espectadores ao que de melhor e mais recente se produz no Brasil.
 
O FESTIVAL PLAY pretende afirmar-se como um território de lazer e de discussão no espaço do
cinema e da pedagogia, estimulando a perspetiva crítica destes novos espetadores e criando um diálogo fecundo entre iniciativas portuguesas e internacionais no campo do cinema.
Durante a semana, haverá 3 a 4 sessões por dia dirigidas essencialmente à rede escolar e, aos
fins de semana, mais de 15 sessões diárias dirigidas aos jovens e crianças acompanhados pelas
famílias.

1 comentário:

Miss Clementina disse...

Deve ser tão giro!!

Quero muito passar por lá :)