Fazer Acontecer 2014

Ando há que tempos com determinados objectivos para implementar. Objectivos práticos, exequíveis, que me ajudem no dia-a-dia, e que facilitem as minhas rotinas. Objectivos que ajudem a poupar tempo e dinheiro! Já não sei quando foi, mas penso que no mês passado, vi que a Magda lançou um desafio às suas leitoras. E como os meus objectivos se enquadram perfeitamente neste espírito, aderi! Desta forma, espero conseguir olha-lhos com mais seriedade, e cumpri-los em vez de apenas tentar.
 
Aqui podem ler o manifesto deste desafio, e podem aderir! Porque não? Juntem-se a mim, definam os vossos objectivos, ajudem-me a cumprir os meus, que eu ajudo-vos a cumprir os vossos! Podemos fazer balanços em conjunto, podemos enviar frases de incentivo! Em equipa é mais simples, certo?
 
Assim sendo, tenho que começar a escrever o que pretendo pôr em prática em 2014. Depois de tudo definido, tenho que ter sempre a lista de objectivos por perto, impressa em papel, na minha agenda, para consultar sempre que necessário! Aqui ficam os meus objectivos! Simples e exequíveis! Dependem apenas de mim, e da minha força de vontade!

Eu costumava ser o cúmulo da organização. Tinha uma lista do que estava guardado em cada gaveta do congelador, e fui muitas vezes alvo de gozo entre amigos por causa disso. Com o passar do tempo, e aprendendo a hierarquizar prioridades, deixei de organizar algumas coisas. Neste momento, sinto que a parte organizativa da minha vida precisa de uma volta, pois se organizar umas áreas e desorganizar outras, chegarei a uma vida mais tranquila! E é essa a minha busca!
 
1. Acordar e saltar da cama
Nada de ronha, nada de mais 5 minutos, nada de voltar a enroscar no edredão! Não quero andar sempre a contra relógio para chegar a horas. Quero despachar com calma, ter tempo para vestir os miúdos com calma, para tomar o pequeno almoço com calma. Quero sair de casa tranquila, e precorrer os 22 kilómetros que separam a nossa casa da creche, e os 2,5 que separam a creche do meu escritório, à velocidade que me apetecer! Sem pressas, sem motivos de stress a abrir o dia.
 
2. Definir menus semanais
Ao fim de semana, definir tudo o que pretendo cozinhar durante a semana para as refeições em familia. Fazer lista de receitas, e de ingredientes. Comprar o que faltar em casa.
 
Organizar a alimentação semanal desta forma, não só me poupa tempo, como dinheiro, e proporciona uma alimentação mais saudável para toda a familia!
 
2. Destralhar
Tenho vários pontos da casa que precisam de ser destralhados. Armários onde se vai guardando aquelas coisas que não têm utilidade real, mas que todos temos. Prateleiras cheios de livros e pastas com apontamentos da faculdade, da pós graduação, do mestrado. Revistas de viagens de mil novecentos e troca o passo... Preciso de destralhar! Um bocadinho de cada vez, preciso de arranjar momentos na minha vida, para organizar, dar, arrumar, deitar fora. Se conseguir ter tudo organizado até ao final do ano, sinto-me com o objectivo superado!
 
3. Relativizar a questão da organização e limpeza da casa
Não entrar em stress porque tenho uma mega pilha de roupa para passar a ferro e estou tão cansada que preciso mesmo de ir dormir. Não fazer cavalo de batalha com o pó em cima dos móveis, ou com com meia dúzia de cabelos no chão da casa de banho. Manter as coisas limpas, off course, porque nem iria conseguir respirar se não estivessem, mas não me passar se a casa não estiver um museu imaculado
 
4. Fazer listas
De tudo o que é importante para o dia-a-dia da familia. Questões relacionadas com horários, trabalho, blog, compromissos pessoais, gestão da casa, pagamentos, bancos, empresa do marido... devem ser escritas! O facto é que a cabeça anda sempre a mil, e por vezes acabo por me esquecer de alguma coisa, ou baralhar o dia em que tenho um compromisso! Adorava conseguir ainda fazer uma agenda destas, mas este ano já não vou ter tempo. Mas para o próximo ano não me escapa!
 
5. Correr mais
 Nem sepre depende só de mim, porque para o conseguir contretizar, tenho que ter quem fique com os míudos. Mas se é certo que posso correr à hora de almoço ao pé do escritório, também é certo que posso aproveitar para correr depois de deitar os miúdos, nos dias em que o marido está em casa. Á noite custa mais, está frio, mas se eu quisesse muito conseguia, certo?
 
6. Fazer bricolage
Aquelas pequenas coisas, aqueles pequenos arranjos, aquelas pequenas mudanças... Um prego para colocar, um quadro para pendurar, um buraquinho na parede (onde antes estava alguma coisa pendurada) para tapar. Mudar um móvel mais para a direita, outro mais para a esquerda. Pôr o tapete do quarto de visitas no escritório. Pintar paredes! Aplicar vinil! Algumas pequenas coisas, que podem fazer com que a casa fique diferente, e o nosso espírito também!
 
7. Coser mais
Quero acabar os projectos que comecei. Quero começar os novos que ainda estão na gaveta. Quero aperfeiçoar. Não quero deixar a máquina repousar tempo demais. Quero que tenha uso! Quero que faça coisas bonitas!

E faltam-me 5 para ter 12 objectivos! Ou então junto dois destes num só e faço 6! Um para cada dois meses! Porque o que interessa é que sejam cumpridos!

Quem se junta e define os seus objectivos para este desafio?
 

Sem comentários: