Como conservar a roupa guardada

Este ano, o Verão estendeu-se por mais tempo, e só agora, que o frio está a chegar, é altura de voltar a olhar para o guarda-roupa. As peças mais leves e de materiais mais frescos dão espaço aos tecidos mais aconchegantes, próprios da época que se avizinha. A lavagem certa e o acondicionamento adequado cuidam da roupa durante meses, para que no próximo verão tenhamos a nossa roupa pronta a usar com a frescura de sempre!

Recebi por email, um conjunto de dicas, sobre como guardar a roupa de Verão nas melhores condições. Aproveitei a deixa e dei a volta ao armário dos gémeos. Tirei as coisas de Verão e separei-as por categorias (guardar na arrecadação, ou guardar para o próximo verão), arrumei as coisas de Outono/Inverno, e avaliei as necessidades para ambos.

Depois disto feito, passei à tarefa de acondicionamento das peças que foram guardadas! As dicas que recebi foram úteis, e partilho-as convosco! Costumam aplicar alguma destas dicas?

1.      Selecione a roupa a guardar: Em primeiro lugar é necessário fazer a seleção da roupa a guardar, sobretudo para evitar guardar aquela peça, que de antemão já sabe que não vai usar no próximo verão. Para quem tem pouco espaço em casa para guardar a roupa de cada estação este exercício é particularmente útil.
2.      Assegure a manutenção da sua máquina de lavar roupa: Assegure a manutenção da sua máquina de lavar roupa seguindo as indicações do fabricante - desde a nivelação certa, respeitar a carga máxima permitida, à limpeza regular do filtro para garantir o seu melhor desempenho. Perca algum tempo a conhecer a sua máquina, para bons resultados na lavagem.
3.      Escolha o detergente e a lavagem certa: Avalie o tipo de tecido das peças e qual o tipo lavagem adequada. Recorde-se que não é aconselhável usar na sua máquina de lavar roupa detergente desenvolvido para lavar roupa à mão e vice-versa. Efetivamente, a lavagem antes de guardar a roupa é um dos passos fundamentais! Há que assegurar uma limpeza profunda dos tecidos, pois uma pequena nódoa mal removida ou outro tipo de sujidade pode tornar-se num problema – evoluir para uma mancha amarelada de que nunca mais se conseguirá ver livre ou até atrair as traças durante os meses de outono/inverno! Para a sua conveniência, e resultados maximizados, opte por um detergente concentrado que se adapte a toda a roupa e que lhe garanta um maior poder anti-nódoas.
4.      Seque a roupa ao ar livre: Antes de pensar em arrumar a roupa tem de assegurar uma secagem total, idealmente ao ar livre com exposição ao vento e ao sol. Se entretanto passar a roupa a ferro assegure também que ficam absolutamente frias antes de as arrumar. Recorde-se que a humidade pode danificar os tecidos.
5.      Arrumar a roupa: Para arrumar a roupa opte, sempre que possível, por embalagens próprias que irão regular a luz e temperatura, mantendo as peças hermeticamente fechadas, livre de manchas, odores e humidades. Existem sacos a vácuo que ajudam a ganhar espaço e arrumar a roupa de forma bem organizada. Se não os tiver e for arrumar a roupa no habitual roupeiro ou gavetão, assegure que o local é fresco, bem ventilado e longe da luz natural ou artificial intensa. Abrir as portas dos roupeiros uma vez por semana para ventilar a área pode ajudar a manter a sua roupa bem cuidada. Se conseguir arrume ainda a sua roupa dobrada, respeitando o formato original da peça. Pode organizar a roupa por dois blocos de cor: branca, que tem de estar idealmente bem armazenada a vácuo, e de cor/preta que deve estar particularmente protegida da luz.
6.      Verão 2014: Seguiu as dicas? Então no verão de 2014 vai constatar que com os cuidados certos é possível conservar as peças por muitas estações, desfrutando de toda a sua frescura e brilho.

Estas dicas foram enviadas pelo Persil, que nos dá ainda as seguintes recomendações:

Ao escolher o seu detergente, prefira Persil Duo-Caps Universal, pois é indicado para todo o tipo de roupa e proporciona um duplo poder de lavagem, numa cápsula com dois compartimentos: fórmula extra brilho e tira-nódoas activo. Fácil de usar (é só colocar no tambor, e de seguida colocar a roupa), assegura um contacto direto com a roupa para uma lavagem profunda. Por ser pré-doseado, evita o desperdício de detergente. Se tiver muita roupa de cores brilhantes e sensíveis deve na fase da escolha de detergente seleccionar Persil Duo-Caps Cor, cápsulas com proteção extra das cores e também a conjugação do poder anti-nódoas e extra-brilho.
Eu não uso Persil, mas depois de ler tudo isto, gostei das dicas, e agrada-me muito o facto de ser em cápsula que se coloca directamente no tambor! Quero experimentar!

Sem comentários: