Lombo de Porco com Beringela e Abóbora

Hoje partilho a receita do jantar de sábado, inventada na hora, e que fez sucesso! Partilhei a foto ainda antes de cozinhado, num grupo de culinária a que pertenço, e pediram-me a receita, por isso cá vai!

Era um lombo gigante que o meu sogro comprou numa promoção do Pingo Doce, pelo que só o podia cozinhar quando tivesse visitas em casa. Sábado foi o dia, e rezou assim:
 
Ingredientes:
1 lombo de porco
Azeite
Polpa de tomate
Sal
Alho em pó
2 folhas de louro
Alecrim
Vinho branco
1 beringela
1 pedaço de abóbora
Ginjas
Batatinhas de forno

Preparação:
Temperar o lombo ainda congelado com 1 fio de azeite, sal, alho em pó, polpa de tomate, vinho branco, e louro. As quantidades são a gosto pois depende das preferências de cada um. Quando estiver descongelado, juntar à volta da carne, a abóbora e a beringela cortadas aos cubos e deitar por cima uma mão cheia de ginjas. Num recipiente à parte, colocar as batatinhas cortadas em quartos, molhadas e salpicadas de sal. Polvilhar com alecrim. Levar tudo ao forno a 200oC.
Verificar regularmente se começa a secar e ir acrescentando água. Quando estiver quase cozinhado, retirar do forno, fatiar; e voltar a levar ao forno já cortado para ficar bem passado no centro. 

Nota 1: as ginjas que usei, eram de um licor de ginja feito pela minha avó, que se bebeu todo e ficou a garrafa cheia dos frutos. Eu tive pena de as desperdiçar e usei para cozinhar! E fiz muito bem porque ficam maravilhosas!
Nota 2: a quantidade era tal, que hoje vai sair um empadão gigante (depois também partilho a receita), e ainda tenho uma caixa cheia de carne no frigorifico!

1 comentário:

Niki disse...

Ia dizer que só não sabia onde encontrar as ginjas, mas de licor já gosto! Vou experimentar!