Escarlatina?

Á febre, seguiram-se as manchas no corpo, ligeira falta de apetite, ou simples falta de vontade de comer devido a dor de garganta. As manchas, quase que imperceptíveis ao inicio, confundiam-se com manchas do calor, com uma alergia alimentar ou com qualquer borbulhagem ligeira que possa aparecer na pele do bebé. No Daniel primeiro, na Carolina depois. A febre que durou cerca de 24 horas seguidas, desapareceu de repente, sem aviso prévio e sem deixar rasto. As manchas permaneceram, foram mudando de sitio com o passar das horas. Primeiro bochechas, costas e barriga, depois braços, por fim pernas. Hoje já quase não se notam.

Nos sintomas, nenhuma patologia encaixa. Poderá ter sido escarlatina, mas se o foi, foi numa versão muito ligeira. Se foi, estão despachados, se não foi, terá sido qualquer outra coisa, que não inspirou cuidados especiais, que passou depressa e sem grandes aborrecimentos.

Também é isto que é ter bebés! Hoje está tudo bem, amanhã já pode não estar. Hoje sai-se do trabalho com um "até amanhã", e amanhã pode acordar-se a enviar sms à chefe dando conta que não se vai trabalhar... imprevistos, coisas não planeadas, com as quais temos que viver!

1 comentário:

Maria João Lopes disse...

Os meus já tiveram escarlatina e a pediatra perguntou logo "têm manchinhas vermelhas na zona genital e estão descolorados à volta da boca e dos olhos? Se sim, é escarlatina"!
Quanto ao ficarem despachados, tira daí a ideia, a escarlatina pode aparecer até 3 vezes! Comprovado pela minha Mafalda que teve duas doses!!! Nos bebés até 2 anos a escarlatina pode manifestar-se com os sintomas todos dissociados uns dos outros e espaçados entre eles por semanas, explicou-me a pediatra! Primeiro que conseguíssemos descobrir o que a Mafalda tinha, foi um martírio: dois dias de febres muito altas e depois passou... passados uns dias vómitos e falta de apetite (tão depressa vieram como desapareceram)... passados uns dias manchas na cara... e começaram a descer, a descer... e depois desapareceram! Passados uns dias voltou tudo ao inicio, febres, vómitos, falta de apetite e por fim manchinhas nas costas, barriga e virilhas! E pronto, escarlatina!