#83 Gravidez Gemelar | Ouch!

Amamentar dois dá imenso trabalho!

Primeiro a minha preocupação centrou-se na subida do leite... Demorou a acontecer e eu tinha receio de não ter leite suficiente. Insisti! Ao pô-los à mama, ao estimular com a bomba extraindo todo o colostro possível, ao tomar promil, o suplemento alimentar para mulheres em fase de amamentação, ou ainda recorrendo aos "remédios populares"... Beber chá de funcho, beber cerveja preta sem álcool (eu que detesto cerveja!), e só não desatei a comer bacalhau salgado porque era fácil perceber que o propósito se limitava a fazer-me beber muita água!

Entretanto, quase de um momento para outro, comecei a ter uma mega produção de leite! Transformei-me numa produtora fervorosa, tendo leite mais do que suficiente para alimentar as duas boquinhas esfomeadas dos meus filhos, e tendo ainda necessidade de extrair o excesso com a bomba (há sempre pelo menos um biberão de emergência de leite materno no frigorifico e há sacos de leite no congelador)

O único problema com que me deparo, é o estado deplorável dos meus mamilos! Não há deixar secar ao ar, nem cremes específicos da farmácia, nem discos de hidrogel, nem deixar secar leite na aureola da mama... Que resultem!

Quando se amamenta apenas um bebé, pode dar-se descanso a uma mama, alternando da direita para esquerda entre mamadas. Eu... Não tenho descanso possível! Sensivelmente de 3 em 3 horas, ambas as mamas são alvo de no mínimo 20 minutos de sucção desenfreada e algumas vezes umas dentadas de gengiva bem fortes! A somar a isso, ainda são sujeitas, após algumas das mamadas diurnas, à intervenção da bomba! Resultado... Muita dor!!!

Remédios caseiros hiper mega eficazes para minimizar o meu estado, há por aí??

7 comentários:

A mãe da Ervilha disse...

Amiga, eu não tive gémeos, como tu sabes, mas usava o purelan 100 (depois de colocar o meu leite) da Medela e Protectores de mamilo (http://www.medela.com/PT/pt/breastfeeding/products/breast-care/breast-nipple-problems.html) e resultava muito bem.
Os Mamilos de Silicone Contact da Medela tb são fantásticos e pode ajudar qd estiveres mais aflita.
Beijos

Carla disse...

Eu era uma super produtora de leite, mas graças a Deus, não tive problemas desses. Acho que uma vez fiquei com um mamilo gretado, e usei Gretalvite, mas nada de mais!
Desejo-te tudo de bom e as melhoras!

cristina disse...

Pois eu usava Bepanténe e muita água(esterilizada) para limpar antes, durante e depois.

Full-time Mom disse...

Eu dei-me muito bem com o creme para mamilos da mustela. Mas só dói enquanto não se ganha "calo". Acho que depois de um mês a amamentar já não tinha dor nenhuma. Beijos

Patrícia disse...

Conheci agora o blog e desejo muitas felicidades pelos gémeos!

Tal como "A mãe da Ervilha", quando amamentei besuntava-me com purelan 100, da Medela.
Foi uma enfermeira que me indicou quando tive o segundo bebé.
Do primeiro, foi muito dolorosa a amamentação, e tentei de tudo para atenuar, sem resultados.
Da segunda, comentei com a enfermeira que me acompanhou e ela disse-me, "ponha carradas de purelan! e não tenha problemas da bebé meter a mama na boca com a pomada. Não faz mal!" - e o que é certo é que ajudou bastante!!!
Também a posição que eles mamam influência. Do primeiro era da forma "tradicional", da segunda era tipo "jogador de raguebi", com a bebé debaixo do braço.
Mas como disse a "Full-time Mom", depois de ganhar "calo" a coisa melhora bastante!
Bjs!

Jota disse...

Também comigo foi uma questão de «calo» (são gémeos, e estiveram 5 mês exclusivamente a leito materno). No início usei - não muitas vezes, mas em alturas mais críticas e com bons resultados - um tal de Bariéderm da Uriage.
Tudo a correr bem!

Alexandra disse...

o calo é fundamental.O creme tb ajuda :)
Muita paciência também lol Bjs